Evento em Nova York ocorreu horas após o primeiro debate entre os dois candidatos às eleições presidenciais dos Estados Unidos. O atual presidente, Joe Biden, também esteve por lá.
Nesta quarta-feira (11), horas após o debate na rede de TV ABC, Kamala Harris e Donald Trump se reencontraram e trocaram um aperto de mãos educado em uma cerimônia em homenagem aos mortos no ataque de 11 de setembro, em Nova York.
A vice-presidente, que segundo analistas conseguiu desbancar o ex-presidente e candidato republicano com sua performance nesta terça, estava acompanhada do atual presidente, Joe Biden.
Trump estava acompanhado do vice em sua chapa eleitoral, o senador J.D Vance.
Além da cerimônia em Nova York, Harris e Biden ainda irão até os outros dois locais atingidos pelos aviões usados pelos terroristas para o ataque: Shanksville, na Pensilvânia, e o Pentágono, em Washington.
Trump também atacou a cantora e superestrela Taylor Swift por ter declarado apoio a Kamala Harris.
"Eu não sou fã de Taylor Swift... Ela é uma pessoa muito liberal. Ela parece sempre apoiar um democrata e, provavelmente, ela pagará um preço por isso em suas vendas no mercado", disse.
O primeiro debate de Kamala e Trump
O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris, na noite desta terça-feira (10), foi marcado por trocas de acusações em temas centrais da corrida à Casa Branca e pelo tom mais assertivo de Harris, que empurrou o adversário para a defensiva e conseguiu se impor até em temas mais confortáveis para Trump, como imigração e economia.
Enfática e expressiva, Kamala Harris investiu em ataques a Trump e procurou se desassociar de Joe Biden ao mesmo tempo em que defendeu seu governo. Com oratória segura, ela também evocou seu passado como procuradora-geral, deixando de lado dúvidas sobre se conseguiria lidar com acusações de Trump. Mesmo sem o apoio de sua equipe e do uso de anotações, que não puderam entrar no auditório do debate, ela deu respostas rápidas.
Segundo levantamento do jornal "The New York Times", Trump passou a maior parte do debate, de pouco mais de 90 minutos, se defendendo de ataques da adversária, ao contrário do enfrentamento que teve em junho contra o presidente Joe Biden. Na ocasião, o republicano foi quem mais fez ataques.
Donald Trump, que começou o debate repetindo o tom mais calmo que adotou no cara a cara contra Biden, também foi optando por falas mais agressivas ao longo do enfrentamento em reação a provocações constantes da adversária.
Ele tentou atrelar a democrata a Joe Biden, buscando tirar proveito do mau desempenho do presidente. "Ela é Biden. Ela está querendo se afastar de Biden, mas ela é Biden", disse.
"Claramente, eu não sou Biden, e certamente não sou Donald Trump. Estou querendo oferecer uma nova geração de líderes aos americanos", retrucou Kamala Harris. "Deixe eu te lembrar que você não está concorrendo com o Joe Biden. Você está concorrendo comigo."
A atual vice-presidente dos EUA disse ter passado os quatro últimos anos "limpando a bagunça de Donald Trump". Ela o acusou de deixar o governo com altas taxas de desemprego e com uma política externa desastrosa, além de ter criticado sua gestão da pandemia.
Entenda como foi o debate a partir dos seguintes tópicos:
Aborto, transgêneros e armas
Discurso anti-imigração de Trump
Primeiro encontro frente a frente
Raça
Guerra em Gaza e na Ucrânia
Kamala isolada e em treinamento
Comments